Desmistificando #3: A Hierarquia angelical do Digital World.

Desmistificando #3: A Hierarquia angelical do Digital World.


Em Digimon existem os Digimons anjos, dentre eles o importantíssimo grupo dos Três grandes anjos (Sandaitenshi). Nessa análise irei desmembrar a etimologia que compõe esses Digimons.

Primeiro vamos entender o que é um anjo. Anjo (do latim angelus e do grego ággelos (ἄγγελος), mensageiro)eles são criaturas espirituais que servem a deus como seus ajudantes ou mensageiros.
A hierarquia angelical: Com o longo dos tempos, a hierarquia angelical segundo o Cristianismo sofreu mudanças durante o tempo, a ultima mudança foi a dita na obra de Dante Alighire no livro “A Divina Comédia”, sendo essa, a usada em Digimon, agora vejamos quais foram:
São Clemente, em Constituições Apostólicas, século I:
1. Serafins, 2. Querubins, 3. Éons, 4. Hostes, 5. Potestades, 6. Autoridades, 7. Principados, 8. Tronos, 9. Arcanjos, 10. Anjos, 11. Dominações.
Santo Ambrósio, em Apologia do Profeta David, século IV:
1. Serafins, 2. Querubins, 3. Dominações, 4. Tronos, 5. Principados, 6. Potestades, 7. Virtudes, 8. Anjos, 9. Arcanjos.
São Jerônimo, século IV:
1. Serafins, 2. Querubins, 3. Potestades, 4. Dominações, 5. Tronos, 6. Arcanjos, 7. Anjos.
Pseudo-Dionísio, o Areopagita, em De Coelesti Hierarchia, c. século V:
1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades, 7. Principados, 8. Arcanjos, 9. Anjos.
São Gregório Magno, em Homilia, século VI:
1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Principados, 6. Potestades, 7. Virtudes, 8. Arcanjos, 9. Anjos.
Santo Isidoro de Sevilha, em Etymologiae, século VII:
1. Serafins, 2. Querubins, 3. Potestades, 4. Principados, 5. Virtudes, 6. Dominações, 7. Tronos, 8. Arcanjos, 9. Anjos.
João de Damasco, em De Fide Orthodoxa, século VIII:
1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Potestades, 6. Autoridades (Virtudes), 7. Governantes (Principados), 8. Arcanjos, 9. Anjos.
São Tomás de Aquino, em Summa Theologica, (1225-1274):
1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades, 7. Principados, 8. Arcanjos, 9. Anjos.
Dante Alighieri, na Divina Comédia (1308-1321):
1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades, 7. Arcanjos, 8. Principados, 9. Anjos.
As tríades são os tipos dos Digimons. De todas estas ordenações a mais corrente, derivada do Pseudo-Dionísio e de Tomás de Aquino, divide os anjos em nove coros, agrupados em três trìades:
A Triade mais alta, Serafins, Querubins e Tronos (Ofanins): A função da Tríade maior em Digimon é proteger o Kernel (Núcleo) do Digital World.
Os Anjos podem também pelo número de pares de asas também em termos de força, o Digimon com mais pares é Lucemon com 6 e com menos pares é Pidmon com apenas um.
                                                                    Serafins/Seraphimon:

Level: Kyuukyokutai —– Tipo: Serafin —– Atributo: Vacina
Seraphimon é o Digimon que rege a Lei Divina do Digital World, sendo esse o Digimon mais próximo de Deus. Os Serafins são o topo da hierarquia angelical sendo eles os mais próximos de deus, seu significado é: Queimar, Consumir, Abrasar. Com isso, Seraphimon é o mais poderoso e importante Digimon Anjo e líder de todos eles.
Em sua cintura há uma espécie de pergaminho que está escrito “Todos devem ser um comigo.”
                                                                    Querubins/Cherubimon (Virtue):

Level: Kyuukyokutai —– Tipo: Cherub —– Atributo: Vacina
Cherubimon é o digimon que rege a Sabedoria Divina. Querubins são seres misteriosos e rezam as lendas mais antigas que eles eram híbridos entre humanos e animas, explicando a aparência de Cherubimon. Querubins eram interpretados por São Jerônimo e Santo Agostinho interpretam seu nome como “plenitude de sabedoria e ciência”. Alguns Teólogos discutem e discordam sobre Serafins serem anjos e eles consideram os Querubins o topo da hierarquia angelical por causa da nomenclatura. Satanás é descrito como o querubim ungido, sendo chamado antes pelo nome de Lúcifer ou Belial, é dito também que Leviathan foi um Querubim que caiu.
                                                                    Tronos/Ofanimon:

Level: Kyuukyokutai —– Tipo: Ophan —– Atributo: Vacina
Ofanimon representa o amor divino, sendo ela considerada a como a Mãe-Luz. Os Tronos têm seu nome derivado do grego thronos, que significa “anciãos”. São chamados também de erelins ou ofanins, ou algumas vezes de Sedes Dei (Trono de Deus), e são identificados com os 24 anciãos que perpetuamente se prostram diante de Deus e a Seus pés lançam suas coroas. São os símbolos da autoridade divina e da humildade, e da perfeita pureza, livre de toda contaminação.
Segunda Triade: Dominons, Virtudes e Postetades.
                                                                    Dominions/Dominimon:

Level: Kyuukyokutai —– Tipo: Dominion —– Atributo: Vacina
Em Digimon Adventure V-Tamer 01, Dominimon é uma das evoluções de LordHolyAngemon.
As Dominações ou Domínios (do latim dominationes) têm a função de regular as atividades dos anjos inferiores, distribuem aos outros anjos as funções e seus mistérios, e presidem os destinos das nações. Crê-se que as Dominações possuam uma forma humana alada de beleza inefável, e são descritos portando orbes de luz e cetros indicativos de seu poder de governo. Sua liderança também é afirmada na tradução do termo grego kuriotes, que significa “senhor”, aplicado a esta classe de seres.
São anjos que auxiliam nas emergências ou conflitos que devem ser resolvidos logo. Também atuam como elementos de integração entre os mundos materiais e espirituais, embora raramente entrem em contato com as pessoas. Sobre Dominimon, não tenho muito a dizer, pois só fez uma aparição em V-Tamer 01.
                                                                    Virtudes/ClavisAngemon:

Level: Kyuukyokutai —– Tipo: Virtue —– Atributo: Vacina
PS: Esse digimon possui o X-Koutai.
As Virtudes são os responsáveis pela manutenção do curso dos astros para que a ordem do universo seja preservada. Seu nome está associado ao grego dunamis, significando “poder” ou “força”, e traduzido como “virtudes” em Efésios 1:21, e seus atributos são a pureza e a fortaleza. O Pseudo-Dionísio diz que eles possuem uma virilidade e poder inabaláveis, buscando sempre espelhar-se na fonte de todas as virtudes e as transmitindo aos seus inferiores.
                                                                    Potestades/SlashAngemon:

Level: Kyuukyokutai —– Tipo: Power —– Atributo: Vacina
Ele é o Digimon da frente de batalha, busca pela justiça e não pela morte. As Potestades ou Potências são também chamadas de “condutores da ordem sagrada”. Executam as grandes ações que tocam no governo universal. Eles são os portadores da consciência de toda a humanidade, os encarregados da sua história e de sua memória coletiva, estando relacionados com o pensamento superior – ideais, ética, religião e filosofia, além da política em seu sentido abstrato.
Também são descritos como anjos guerreiros completamente fiéis a Deus. Seus atributos de organizadores e agentes do intelecto iluminado são enfatizados pelo Pseudo-Dionísio, e acrescenta que sua autoridade é baseada no espelhamento da ordem divina e não na tirania. Eles têm a capacidade de absorver e armazenar e transmitir o poder do plano divino, donde seus nomes.
Os anjos do nascimento e da morte pertencem a essa categoria. São também os guardiões dos animais.
Terceira Tríade: Principados, Arcanjos e Anjos
Principados:
Os Principados, do latim principatus, são os anjos encarregados de receber as ordens das Dominações e Potestades e transmití-las aos reinos inferiores, e sua posição é representada simbolicamente pela coroa e cetro que usam. Guardam as cidades e os países. Protegem também a fauna e a flora. Como seu nome indica, estão revestidos de uma autoridade especial: são os que presidem os reinos, as províncias, e as dioceses, e velam pelo cultivo de sementes boas no campo das ideologias, da arte e da ciência.
Estranhamente, não achei nenhum digimon que caiba nesse tipo.
                                                                    Arcanjos/HolyAngemon e Angewomon:

Ambos são:
Level: Kanzentai —– Tipo: Archangel —– Atributo: Vacina
O nome de arcanjo vem do grego αρχάγγελος, arkangélos, que significa “anjo principal” ou “chefe”, pela combinação de archō, o primeiro ou principal governante, e άγγελος, aggělǒs, que quer dizer “mensageiro”. Este título é mencionado no Novo Testamento por duas vezes e a esta ordem pertencem os únicos anjos cujos nomes são conhecidos através da Bíblia: Miguel, Rafael e Gabriel. Miguel é especificamente citado como “O” arcanjo, ao passo que, embora se presuma pela tradição que Gabriel também seja um arcanjo, não há referências sólidas a respeito. Rafael descreve a si mesmo como um dos sete que estão diante do Senhor, classe de seres mencionada também no Apocalipse.
Seu caráter de mensageiros, ou intermediários, é assinalada pelo seu papel de elo entre os Principados e os Anjos, interpretando e iluminando as ordens superiores para seus subordinados, além de inspirar misticamente as mentes e corações humanos para execução de atos de acordo com a vontade divina. Atuam assim como arautos dos desígnios divinos, tanto para os Anjos como para os homens, como foi no caso de Gabriel na Anunciação a Maria. A cultura popular faz deles protetores dos bons relacionamentos, da sabedoria e dos estudos, e guerreiros contra as ações do Diabo.
Anjos:
Seijukukis:
                                                                    Pidmon

                                                                    Angemon

                                                                    D’arcmon

Seichoukis:
                                                                    Lucemon

Todos do atributo Vacine e do tipo Angel.
Os anjos são os seres angélicos mais próximos do reino humano, o último degrau da hierarquia angélica acima descrita e pertencentes à sua terceira tríade. A tradição hebraica, de onde nasceu a Bíblia, está cheia de alusões a seres celestiais identificados como anjos, e que ocasionalmente aparecem aos seres humanos trazendo ordens divinas. São citados em vários textos místicos judeus, especialmente nos ligados à tradição Merkabah.
Para terminar, os anjos Digimons possuem uma importância fundamental em todas as temporadas já feitas, sendo eles extremamente belos, poderosos e elegantes, eles são guardiões do mundo digital e estão devidamente representados culturalmente.
P.S:
Seichouki = Child/Dub: Rokkie.
Seijukuki = Adult/Dub: Champion.
Kanzentai = Perferct Body/Dub: Ultimate.
Kyuukyokutai = Ultimate Body/Dub: Mega.
P.S 2: Apesar da colocação de Lucemon, é dito que mesmo sendo um Child, possui poder e inteligência que ultrapassam o poder de um Digimon Perfect e sua técnica, Grand Cross é mais poderosa que o Seventh Heavens de Seraphimon.
Share on Google Plus

About Akito

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário